sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

PELA PAZ NO TRÂNSITO

PAZ NO TRÂNSITO

Em se tratando de trânsito, logo vêm à mente algo violento, máquinas cada vez mais potentes, que destroem vidas, conflitos, estresse. Mas será que as pessoas, àquelas que não estão diretamente pensando em trânsito, tem conhecimento da verdadeira causa de tanto destruição nas vias publicas.
Os meios de comunicação sensacionalistas diariamente veiculam noticias onde seguidamente nos deparamos com expressões do tipo “estradas matam X pessoas no feriadão” ou “alta velocidade deixa X mortes” será que as estradas matam? Será que só a velocidade mata? Quantos de nós, em certo momento, paramos para refletir a respeito das nossas atitudes e comportamento no trânsito?
Dentro dessas velozes máquinas, estão pessoas que passam por um fenômeno de transformação ao ter o “domínio” de tal máquina, elas são levadas a acreditar que estão acima de tudo e de todos. Nessa condição elas não respeitam as regras de trânsito, praticam imprudências, enfim educação, respeito, cortesia, solidariedade são valores ignorados é coisa para babaca.

Nós do PARTIDO VERDE acreditamos que é possível mudar essa realidade, não concordamos com aqueles que fazem a política do quanto pior melhor, alegando que as mortes no trânsito são um problema social, e que se estiver tudo bem, não é bom para a sociedade, para ser bom para a sociedade é preciso ter conflitos e tragédias sociais. As Prefeituras que assumiram a municipalização do trânsito há mais de 10 anos, como é o caso principalmente das grandes capitais como PORTO ALEGRE no Rio Grande do Sul e outras, destinaram neste período quase nada de investimentos nas áreas de EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO e sinalização viária, elas não cumprem com o previsto nos artigos 74 e 320 do Código de Trânsito Brasileiro. Infelizmente o trânsito no Brasil ainda é tratado como uma questão de Policia, pois entendem os gestores do Trânsito que o apito do Guarda de Trânsito e a multa aplicada, fazendo doer no bolso do infrator, é que vai fazer mudar o comportamento dos usuários no trânsito.

O PARTIDO VERDE defende a implantação de um PROGRAMA NACIONAL PELA PAZ NO TRÂNSITO que articule e integre as ações dos órgãos públicos federais, estaduais e municipais, poder judiciário e ministério público elaborado conjuntamente com as entidades da sociedade civil tendo como indicador de sucesso a redução de mortos e feridos na violência no trânsito; o direito a Acessibilidade e Mobilidade Sustentável, priorizando as políticas e intervenções ambientais que considerem a priorização ao transporte coletivo (ônibus, trensurb) e não motorizado e garantindo acessibilidade às pessoas com deficiência e mobilidade reduzida em respeito a diversidade humana e desenvolvendo medidas de proteção a circulação perigosa e dos privilégios da política focada no uso do veículo particular – como tem ocorrido; a implantação de programas de Educação para o Trânsito, pautados na promoção dos valores humanos e cidadania. Para ser transformadora, é necessário que a Educação para o Trânsito seja promovida na perspectiva de uma educação crítica, partindo sempre da realidade sócio-ambiental em que se está inserido, considerando a participação dos educados (de crianças a idosos) no processo pedagógico e tendo como meta a redução do risco presente nas vias e não a redução da exposição das pessoas ao risco; discutir junto ao poder público, estratégias de enfrentamento à questão do álcool e direção automotiva, reforçando ações educativas e punitivas que inibam a direção veicular após consumo de bebidas alcoólicas.
Queremos mobilizar toda sociedade brasileira para transformar o trânsito num verdadeiro espaço publico de convivência social de muita PAZ e preservação da vida.

Nenhum comentário: