sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Álcool X DIREÇÃO
DESAFIO SOCIAL
O que é o álcool?
Bebidas alcoólicas, ou seja, contendo álcool etílico, são conhecidas há muito tempo, sendo uma das drogas mais antigas utilizadas pelos homens. Seu uso por adultos é legal e aceito pela sociedade.
Apresentar alterações de comportamento por consumo excessivo (porre), dirigir alcoolizado ou o consumo crônico de bebida alcoólica é um problema social e médico freqüente no Brasil.
Quais são os prejuizos ocasionados pelo álcool?
O álcool afeta todas as funções do organismo.
Seus efeitos ficam mais intensos quando é usado juntamente com calmantes.
Apesar de o álcool ocasionar uma aparente excitação, é depressor do sistema nervoso central. Em pequenas quantidades pode ocasionar sensação de bem-estar, alegria, excitação, facilidade de comunicação. Em maiores quantidades aparecem irritabilidade, sonolência, tontura, ataxia (dificuldade de caminhar), que podem ficar mais graves, ocasionando a perda da consciência, anestesia, coma profunda e morte por depressão respiratória.
A pessoa que ingeriu álcool não deve trabalhar com máquinas ou dirigir, pois pode por em perigo a sua vida, bem como de outras pessoas. É muito comum acidentes de trânsito ou de trabalho por pessoas que bebem.
Problema social
O consumo de álcool cada vez mais precoce e a violência no trânsito são dois ingredientes que colocam a sociedade sob tensão, levando a discussão para dentro das famílias, empresas, escolas.
O uso de álcool aumenta a probabilidade de acidentes, na medida em que diminui a capacidade discriminatória, visual e auditiva, reduz a coordenação motora e os reflexos, modifica o comportamento (estado de desinibição e euforia, liberação da censura, falsa segurança...), tanto nos condutores de veículos quanto nos pedestres.
O álcool há muito tempo sem sombra de duvida é uma das maiores causas de tragédias sociais.
O uso do álcool esta presente em todas as classes sociais.
O álcool tem provocado suas maiores tragédias na classe de menor poder aquisitivo.
Acidentes de Trânsito no Brasil: o álcool é apontado pelas estatísticas de acidentes de trânsito como a maior causa de mortes no trânsito.
Os jovens são os que mais se envolvem em acidente de trânsito com vitima, tendo como causa o álcool.
O legislador brasileiro através da Lei n. 9503/97 que instituiu o Código de Trânsito Brasileiro muito timidamente tratou a questão do álcool e direção de veículo automotor.
Motoristas que eram flagrados dirigindo ou após se envolverem em acidentes de trânsito com vitimas sob influencia de álcool eram tratados com bom senso.
Foi necessário que muitas pessoas perdessem a vida em decorrência de acidentes de trânsito, tendo como causa o álcool, para que o legislador brasileiro alterasse e regulamentasse o artigo 165 do CTB, que trata do álcool na direção de veículo automotor.
Depois de mais de 10 (dez) anos de vigência do CTB, a Lei n. 11705 de 19 de junho de 2008 (Lei seca), regulamentou o artigo 165 do CTB. A referida lei tem a finalidade de estabelecer alcoolemia 0 (zero) e impor penas mais severas para o condutor de veículo que dirigir sob a influencia do álcool, na verdade essa lei é mais uma tentativa de inibir e diminuir a violência no trânsito.
A lei seca foi aprovada e bem aceita pela sociedade, pois o seu texto não está proibindo as pessoas de ingerirem bebidas alcoólicas, apenas veda ao motorista dirigir veículo automotor sob influência de álcool.
Um agente que mata em acidente de trânsito quando esta dirigindo veículo sob efeito de álcool, tem uma conduta que deve ser considerada criminosa, o agente deve ser preso, ir para a cadeia e responder por dolo eventual.
Homicídio por dolo eventual: o motorista não tem intenção de matar, mas assume uma conduta de risco sem se importar com os outros, como ultrapassar o sinal vermelho do semáforo ou dirigir sob efeito de bebida alcoólica. A lei não faz distinção entre dolo eventual e dolo direto (intenção de matar). A pena prevista é de seis a vinte anos de prisão em regime fechado, ou semi-aberto quando o crime não é qualificado.
Usar droga é comportamento de fraco
“O álcool é um dos vicios mais graves da humanidade”
Jonh King – Diretor do Conselho Sobre Abuso de Álcool e Drogas nos EUA.

Nenhum comentário: